quinta-feira, 18 de junho de 2009

SEMINÁRIO | 17/12/09 | 14:30 | Puc minas

SEMINÁRIO: PROTAGONISTAS EM REDE
O PAPEL DOS JOVENS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

APRESENTAÇÃO
O Projeto Células de Transformação/MG propõe ao Proex Puc Minas um seminário para debater a construção da cidadania através da mobilização juvenil organizada em forma de redes sociais. A idéia de dabater o papel dos jovens na sociedade está na possibilidade de torná-los protagonistas, ou seja, considerá-los como indivíduos dotados de iniciativa própria (capacidade de agir), de liberdade (possibilidade de escolher) e de capacidade de se comprometer (responsabilidade). O ambiente construtivo que caracteriza o Protagonismo Juvenil favorece o nascimento e reforça a liderança assim como a potencialidade de processos decisivos democráticos dentro de grupos cooperativos de jovens, gerando assim uma maior convicção pessoal.

Nota-se a importância da construção de uma rede entre as diversas iniciativas de trabalhos com jovens, não somente em âmbito local, mas também global. A classe envolvida na mobilização juvenil, como ONGs, Instituições, Fundações e Escolas, estão em busca de ferramentas para construção de metodologias de ensino diferenciada, sendo as Redes Sociais, em território físico ou virtual, uma ferramenta contemporânea em alto potencial para este fim. Celulares, Blogs e Internet são ferramentas multidiciplinares, ricas para pesquisa e captura de informações úteis no dia-a-dia, assim como a formação de grupos cooperativos liderados pelos próprios jovens.

CÉLULAS DE TRANSFORMAÇÃO
Células de Transformação é um projeto que surgiu da vontade de algumas pessoas em se organizarem para servir a sociedade com amor verdadeiro, através de ações de conscientização que proporcionem um bem-estar aos seres vivos. O projeto consiste em criar núcleos temporários locais de interação social ou, o que chamamos de “células de transformação” em bairros, municípios ou estado, servindo de suporte para discussões, reflexões e atividade nos campos culturais, sociais, políticas, econômicas, espirituais, ecológicos e solidários. Esses núcleos possuem formato aberto para sua criação, sendo adaptado ao contexto local. Por exemplo, são realizadas oficinas e ciclo de palestras em universidades e escolas, parcerias com instituições, cooperativas, associações (Creches, ONGs), feiras gastronômicas naturais em bairros, apresentações e intervenções artísticas na rua, entre outros.


OBJETIVO
O seminário proposto surgiu na possibilidade de trazer o coordenador do IIDAC Europe – Instituto Internacional de Desenvolvimento da Cidadania na Europa, Giulio Vanzan (Itália), à Belo Horizonte, em sua passagem pelo Brasil no mês de Dezembro. Vanzan está em busca de parceiros para a articulação de intercâmbios de jovens protagonistas entre Brasil e Europa, com possibilidades de financiamento internacional para tal iniciativa.

LOCAL
Auditório Puc Minas São Gabriel.

DIA
17/12/09 (qui)
das 14h as 19h30.

CONVIDADOS
Giulio Vanzan (Itália), fundador do IIDAC Europe – Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania na Europa e coordenador do projeto ProYouth - Protagonist Youth Citizenship. Publicou o livro Da passividade aprendida ao protagonismo: um aporte teórico-metodológico para o trabalho educativo em sua residência como voluntário das Nações Unidas no Brasil.

Plug Minas, centro de formação e experimentação digital.

Contato CRJ, Centro de referência da juventude (ONG/Ponto de Cultura).

PUC Minas, Coordenação de extensão São Gabriel.

Educativo Inhotim, Projetos de educação e arte contemporânea para jovens e crianças.

PROGRAMAÇÃO
Parte 1 (14:00 as 16:30): Apresentação do Seminário Palestra Fortalecendo Protagonistas através da Cooperação Internacional Convidado: Giulio Vanzan (Itália) IIDAC Europe (Instituto Internacional de Desenvolvimento da Cidadania)

Intervalo / Coffee Break Parte 2 (das 17:00 as 19:00): Mesa-redonda Painel das Experiências de Protagonismo Juvenil em Minas Gerais Mediador: Igor Amin (MG) Convidados: PUC Minas (Profª Maria Cristina Martins de Andrade/Coord. Extensão São Gabriel) Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital (Márcia Perígolo) Educativo Inhotim (Janaina Melo) Contato CRJ/ Cine Aberto (Helder Quiroga)

CONTATOS
Igor Amin | igoraataides@gmail.com
www.ctminas.blogspot.com
31 8801-7707

Nenhum comentário:

Postar um comentário